terça-feira, 22 de julho de 2008

"Otimismo" (da teoria à prática)


Cândido ou o otimismo foi um texto que eu achei sem querer. Estava procurando algum texto para adaptar para teatro. Porque eu gosto de fazer adaptações. Lembro que eu estava empolgado com o livro: "O sol também se levanta" de Ernest Hemingway, mas não deu certo. Porque as vezes não dá certo mesmo. Quando você vai adaptar um texto para teatro você tem que ter uma idéia física dele no palco, ou pelo menos uma "sacada" qualquer, senão você morre na praia!




Então eu encontrei Cândido! Se trata de um conto clássico francês. Humor denso e sarcástico! Que trata de um tema universal: hipocrisia. De uma profundidade absurda, e ao mesmo tempo de uma leveza incrível. E ainda de domínio público, (melhor ainda).

A adaptação foi feita em 2005. A Curva leu pela primeira vez em 2006.

Finalmente resolvemos montar, todo um plano foi criado para um trajeto mais confortável, porque esse espetáculo merecia isso. O projeto foi bem escrito, bem revisado, com umas ilustrações fantásticas do Fabiano. Juntamos um elenco formidável. Começamos a pré-produção uns 8 meses antes.

Tentamos apoios mais sólidos; patrocínios; editais e nada! Não conseguimos nada! No final das contas, "Otimismo" foi montado na raça, como todos os outros da Curva. Estamos cansados disso, mas fazer o que se somos viciados no nosso trabalho?

"Otimismo" está aí! Pronto. Mais um trabalho. Como todos os outros, tenho orgulho dele!

Dia 2 de Agosto. Preparem-se.
(((na foto: Celso Melez e Flávia Tápias)))
Foto de Hévelin Gonçalves

Nenhum comentário: