terça-feira, 29 de julho de 2008

...

Ensaio Domingo / corta o aviãozinho/ contorna a tela/ acordo com ECAD/ pinta a tela/ ensaio de madrugada/ acabou a tinta/ logo em baixa resolução/ grava cena/ caretas/ cara feia/ risos/cigarro/ coca-cola/ ensaios produtivos/ ensaios produzindo/ e a cena dos reis???/ vou atrasar/ dor de dente/ dor de garganta/ dor de cabeça/ estica a lona/ escolhe as gelatinas/ e os lampiões???/ colete do Celsão!/ placas ofuscadas/ lei seca/ tempo seco/trouxe o lap-top?/ tira medida/ a deixa da música/ repete a cena/ dorme as 5hs, 6hs ou 7hs/informações no Banner/erro/ pode/não pode/ excesso/ proposta/zona azul/ gasolina/ tá bom/ tá ruim/ ótimo/ leia o conto!/ mapa/punho/barril/cenoura/Shirley Bessey/ valsa/ peso/ ritmo/ posso voltar?/unha pintada/ brinco/sono/ fome/ sede/ e a grana?/que grana?/ festa bem sucedida/festa mal sucedida/ chá preto/ apoio/ e a resposta, quando sai?/ divulgação/ aluguel/ cota/ mostra/ imprensa/ figurino/ irritação/amizade/ confiança/ senadores, deputados, vereadores/ estréia!!

...segunda-feira a gente dorme!

terça-feira, 22 de julho de 2008

"Otimismo" (da teoria à prática)


Cândido ou o otimismo foi um texto que eu achei sem querer. Estava procurando algum texto para adaptar para teatro. Porque eu gosto de fazer adaptações. Lembro que eu estava empolgado com o livro: "O sol também se levanta" de Ernest Hemingway, mas não deu certo. Porque as vezes não dá certo mesmo. Quando você vai adaptar um texto para teatro você tem que ter uma idéia física dele no palco, ou pelo menos uma "sacada" qualquer, senão você morre na praia!




Então eu encontrei Cândido! Se trata de um conto clássico francês. Humor denso e sarcástico! Que trata de um tema universal: hipocrisia. De uma profundidade absurda, e ao mesmo tempo de uma leveza incrível. E ainda de domínio público, (melhor ainda).

A adaptação foi feita em 2005. A Curva leu pela primeira vez em 2006.

Finalmente resolvemos montar, todo um plano foi criado para um trajeto mais confortável, porque esse espetáculo merecia isso. O projeto foi bem escrito, bem revisado, com umas ilustrações fantásticas do Fabiano. Juntamos um elenco formidável. Começamos a pré-produção uns 8 meses antes.

Tentamos apoios mais sólidos; patrocínios; editais e nada! Não conseguimos nada! No final das contas, "Otimismo" foi montado na raça, como todos os outros da Curva. Estamos cansados disso, mas fazer o que se somos viciados no nosso trabalho?

"Otimismo" está aí! Pronto. Mais um trabalho. Como todos os outros, tenho orgulho dele!

Dia 2 de Agosto. Preparem-se.
(((na foto: Celso Melez e Flávia Tápias)))
Foto de Hévelin Gonçalves

quarta-feira, 16 de julho de 2008

E tenho dito!

Respeitável público! Senhoras e sem "dores"!

Venho por meio deste, manifestar com grade furôr;
Madrugadas noites a dentro sem um tento ou credor;
Frio na pele, dor de garganta e tosse por bolor;
Promessas, elogios, pitácos e "eu vou";

Mas...

Protegidos por idéias, boemias e provocações;
Belas atrizes, atores e inquietações;
Risadas, palavras cantigas e imitações;

E...

Com parceiros fiéis dizendo "eu acredito"
O trabalho mais uma vez tá erguido;
A Curva operária leva 10 no quesito;
Estreiaremos dia 2, meu nome é Didio e tenho dito!

domingo, 13 de julho de 2008

Curva no Youtube!

O Fernando Oliveira fez um video bem bacana da nossa 2ª temporada de "Medusa de Rayban"!
Confiram o video no youtube:

http://br.youtube.com/watch?v=k_tbrsc98zg

...e lembrando que "Medusa de Rayban" vai fazer apenas mais duas apresentações na Mostra da Curva: 19/7 e 26/7

Sábados as 00hs00 no Teatro X - Rua Rui Barbosa 399 - R$20,00 (meia R$10,00)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

...se é fácil!?



As vezes dá mesmo vontade de parar com tudo. Ou de pelo menos dar um tempo, não produzir mais nada, ficar esperando um convite pra trampar como ator em algum trabalho de algum amigo. Sem grandes responsabilidades. Sem encrenca...


**********

Mas esperar pra ver acontecer sem correr riscos não é uma característica nossa, não da Curva, somos discípulos da teoria/prática de que teatro só se faz fazendo. Ninguém te ajuda de graça. E o "risco" faz parte do tesão.
*********


Só não entendo tanta gente por aí ao nosso redor nos prometendo coisas que não podem ou não querem cumprir, tentando mostrar serviço sem entender que mostrar talento e vocação estão nos menores gestos, e não na promessa de nos elevar financeiramente ou coisa do tipo. A qualidade do teatro definitivamente não está no dinheiro.
Ei, você aí! Eu não tô te pedindo nada! Não fique se justificando. Só deixe a gente fazer nosso trabalho e por favor, não me traga problemas, me traga soluções!
*********
Aqueles que vem para para nos acompanhar numa trajetória sem rumo certo, mas onde aventuras são certezas, esses são bem vindos. Agora, os que querem se promover a nossas custas estão perdendo seu tempo, a gente não tem nada pra oferecer...
*********
Mas de uma coisa eu sei, a gente não fica plantado do lado do telefone esperando alguém convidar pra fazer algum projeto...não temos ataques de "estrelismo" como muito atorzinho por aí; não passamos por cima de ninguém; e não pagamos pau pra ninguém...a gente cria e recria os nossos projetos; a gente faz o que quer e indiscutivelmente, mandamos nos nossos narizes...
SERVIÇO
"Medusa de Rayban" - Sábados as 00hs00 no Teatro X - Rua Rui Barbosa 399 (Até 26/7)
"Otimismo" - Sábados as 21hs/ domingos as 20hs - Teatro X (estréia dia 2 de Agosto)



quarta-feira, 2 de julho de 2008

DIA 2 ESTRÉIA!!!!!


*** Ricardo Gelli; Flávia Tápias; Didio Perini; Marauê Carneiro; Rui Xavier; Suzana Alves; Celso Tourinho; Mariana Blanski; Celso Melez; Walter Figueiredo e Ralph Maizza ***